Escovação

Escovação Dentária
A escovação dentária é a maneira mais efetiva de remoção de placa bacteriana e dessa maneira é a melhor conduta para a prevenção de problemas odontológicos. Uma escovação adequada deve durar, no mínimo, dois minutos!
Escove os dentes com movimentos suaves e curtos, com especial atenção para a margem gengival, para os dentes posteriores, difíceis de alcançar e para as áreas situadas ao redor de restaurações e coroas quando existirem.

Técnica de escovação
Existem várias maneiras de usar a escova de dentes, no entanto a mais adequada é posicionar a escova num ângulo de 45º na linha da gengiva e fazer os seguintes movimentos:

  • da gengiva em direção ao dente;
  • em todos os dentes;
  • do lado de fora; e
  • do lado de dentro.

Dividindo o tempo de escovação igualmente entre os dentes. O movimento de vai-e-vem só é usado na superfície de mastigação dos dentes.
Por último, escova-se a língua, também em uma só direção, do lado de dentro para o lado de fora.

Fio ou Fita Dental
O uso do fio ou fita dental é de extrema importância porque auxilia na remoção das placas bacterianas localizadas entre os dentes que não são removidas durante a escovação.
Corte um pedaço de fio ou fita de aproximadamente 45cm, segure-o com as pontas dos dedos, deslize-o para cima e para baixo, entre os dentes, limpando a superfície do dente da direita e da esquerda, um dente de cada vez.

O Flúor
O flúor é um importante agente no combate as cáries, pois cria uma barreira protetora na superfície dos dentes, deixando-os mais fortes e protegidos dos ataques ácidos da placa bacteriana.
São vários tipos de flúor, e a maneira mais adequada de usá-los deve ser esclarecida pelo seu dentista.

Fonte: Portal APCD – Orientando o paciente