Cuidados pessoais para a higiene bucal
A higiene bucal é a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpos e saudáveis para, assim, prevenir e evitar problemas na boca tais como as cáries, a periodontite, a gengivite e ainda ajudar a combater a halitose (mau hálito).
Qual é a finalidade da higiene bucal?
– Prevenir e evitar a formação da indesejada placa bacteriana, que é uma película pegajosa de açúcares e bactérias, que se forma sobre as superfícies duras dos dentes. A placa bacteriana pode levar a mais problemas de saúde bucal, como o tártaro, as cáries, a gengivite e periodontite ou doença periodontal.
– Melhorar a qualidade de vida! Uma pessoa com os dentes danificados, ou sem dentes, tem dificuldades de mastigar os alimentos ou ainda falar corretamente.
Uma boa higiene bucal permite o correto desempenho das funções alimentares e também da fala. Além é claro de contribuir para um hálito e sorriso agradável.
Quais são os principais sintomas da má higiene oral?
– Se as gengivas sangrarem ou doerem frequentemente (especialmente ao escovar os dentes).
– Mau hálito persistente.
– Depósitos castanhos ou amarelos sobre os dentes, que surgem devido à calcificação da placa bacteriana.
Como garantir uma boa higiene bucal?
– A frequente e cuidadosa escovação dos dentes com o uso de fio dental e pasta de dente ajuda a prevenir o acúmulo de placas bacterianas e tártaro, os quais podem ocasionar cáries. Uma boa saúde oral está diretamente associada ao bem-estar. Assim, os cuidados preventivos adotados devem ser diários, os quais inclui a escovação, o uso do fio dental e o uso de enxaguante bucal.
– Os dentes devem ser escovados no mínimo duas vezes por dia, de preferência sempre depois das refeições e antes de dormir, e deve-se usar fio dental pelo menos uma vez por dia. Para algumas pessoas o uso de fio dental pode ser recomendado depois de todas as refeições.
Quais são os resultados de uma boa higiene bucal?
– Os seus dentes ficam mais limpos e sem resíduos, logo, seu sorriso vai ficar mais bonito.
– As suas gengivas ficam mais saudáveis. Não doem ou sangram ao escovar ou ainda ao passar o fio dental.
– A sua boca fica livre de mau hálito (halitose).
Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal.
Consulte um dentista se precisar orientação sobre as técnicas apropriadas de escovação e uso do fio dental.