Bebidas Isotônicas e a Erosão Dentária

Isotônicos:
As bebidas isotônicas contêm carboidratos, sódio, potássio e outros componentes que fazem com que sejam rapidamente absorvidas e promovam uma rápida reidratação após a atividade física prolongada ou intensa. Mas o consumo excessivo desses isotônicos pode ser bastante prejudicial aos dentes, segundo estudo apresentado na reunião anual da Associação Internacional de Pesquisa em Odontologia, em Miami, Estados Unidos.

Erosão ácida:
A erosão ácida é um desgaste dental causado pela ação química de diversos alimentos e bebidas, quando ingeridos com frequência, ou por alterações patológicas, como o refluxo gástrico ou ainda a bulimia.

Causas:
Devido ao Ph ácido (2.1 a 3.2) e da composição, as bebidas carbonatadas, líquidos isotônicos, energéticos e sucos de frutas ácidos, alteram consideravelmente a superfície dental, causando a erosão dentária. Além disso, se consumidos com bebidas alcoólicas (normalmente na noite – em baladas) o potencial de erosão aumenta.
É constado que a ocorrência de casos de erosão tem aumentado consideravelmente, este fato é atribuído principalmente aos “males” da vida moderna como excesso de comida industrializada e o consumo de refrigerantes na substituição de água.

Consequências:
A vida moderna e o maior consumo de bebidas isotônicas e refrigerantes, aumentam a descalcificação dos dentes, devido à dissolução do esmalte dentário, o que como consequência direta pode acarretar em problemas de sensibilidade dentária.
A erosão ocorre em todas as faixas etárias e principalmente nos incisivos superiores centrais e na face de trás desses.
O consumo de energéticos e refrigerantes, aumenta o risco de erosão em aproximadamente 4 vezes.

Prevenção:

  • Diminuição no consumo de alimentos e bebidas ácidas.
  • Tomar refrigerantes ou sucos cítricos no canudo e sem bochechar reduz o contato da substância ácida com os dentes.
  • Evitar escovar os dentes logo após a ingestão de alimentos e bebidas ácidas.
  • Usar escovas macias e creme dental fluoretado e pouco abrasivo.
  • Evite pastas clareadoras.
  • Mascar chiclete ou pastilha sem açúcar depois da refeição ajuda a estimular a saliva, que neutraliza a acidez e remineraliza o esmalte.
  • Esperar uma hora, em média, para escovar os dentes depois da refeição, dando tempo para que o esmalte seja fortalecido pela ação da saliva.

Consulte seu dentista regularmente.