Clareamento Dental

O clareamento dental é um procedimento odontológico que visa melhorar a aparência dos dentes, proporcionando um sorriso mais branco e mais bonito. É uma técnica popular devido ao apelo estético por dentes brancos e bem alinhados o que colabora com o bem estar e a auto estima das pessoas.

Qual a indicação do clareamento?
O clareamento dental pode ser realizado para clarear dentes hígidos, perfeitos, sem nenhuma restauração em resina composta ou ainda em dentes com pequenas restaurações estéticas em resina composta. Porém vale lembrar que os géis clareadores não exercem nenhum efeito sobre as resinas ou porcelanas, o que requer que o clareamento seja combinado com outros procedimentos estéticos restauradores.

As únicas contraindicações para o clareamento são para gestantes e pacientes com doenças gengivais, cárie ou qualquer outra patologia bucal.

A partir de que idade pode ser feito o clareamento?
A partir dos 15 anos considera-se aceitável o procedimento.

Posso fazer o clareamento sem consultar o dentista?
Essa ação não é recomendada. É de fundamental importância o acompanhamento e orientação do dentista, que realizará a monitoração do procedimento de clareamento dos dentes do início ao fim. Além disso, não é recomendado adquirir produtos de clareamento disponíveis em farmácias e drogarias, pois estes produtos além de não terem a mesma eficiência daqueles utilizados pelos profissionais, também podem provocar efeitos secundários indesejados, como a sensibilidade com frio e quente, e alguns casos nenhum resultado aparente.

Quanto tempo pode durar o clareamento dos dentes?
A durabilidade do clareamento dental está diretamente ligada aos hábitos alimentares, de higiene e também da assiduidade do paciente ao consultório.
Pacientes fumantes, os que consomem muito café, refrigerantes à base de cola, chás escuros, vinho tinto, açaí, entre outros alimentos, o clareamento dental pode durar muito pouco. O que requer em alguns casos, que sejam refeitos uma vez por ano. Os pacientes que não possuem hábitos como descritos anteriormente, o tratamento pode necessitar ser refeito a cada dois ou três anos.

O clareamento dental pode provocar enfraquecimento dos dentes?
Essa informação é um grande mito. Já existe uma infinidade de artigos científicos que comprovam que o enfraquecimento do esmalte e da dentina não ocorre com o procedimento de clareamento.

Ocorre algum dano às gengivas com o uso de gel de clareamento?
Na grande maioria dos paciente não ocorre nenhum dano. Alguns pacientes quando se utiliza o gel numa maior concentração, como por exemplo 20%, podem apresentar uma ligeira sensibilidade nas gengivas. Porém caso ocorra, é recomendável que a aplicação seja suspensa por uma noite e entre em contato com o dentista.

Tecnicamente como funciona o clareamento?
O mecanismo clareador é um processo complexo que é alvo de inúmeros estudos. O clareamento basicamente funciona com uma reação de oxidação dos pigmentos do dente. Ou seja, os peróxidos do gel clareador que têm sua composição H2O2 são instáveis e liberam oxigênio na estrutura dental. Esse oxigênio vai oxidando os pigmentos amarelados, que são compostos, basicamente, por cadeias carbônicas insaturadas, tornando os pigmentos mais claros, que são compostos por cadeias saturadas com grupos hidroxila (OH), até fazer a quebra desses em gás carbônico e água. Um exemplo comum de oxidação é a lenha queimando na lareira. Quando algo é queimado, é rapidamente transformado em gás carbônico, água e calor. A diferença para o clareamento é a velocidade da reação, que é mais lenta e produz substâncias intermediárias mais claras até converter tudo em gás carbônico e água.

Quais são as principais técnicas disponíveis atualmente?
Na grande maioria dos casos, existem três opções para o clareamento dos dentes:

a. No consultório: mínimo de duas a três sessões de 60 minutos cada, com gel clareador à base de peróxido de hidrogênio, ativados ou não por Laser ou Led.

b. Na residência através do uso de moldeiras pré-fabricadas pelo dentista. Por um período de aproximadamente 14 noites, com gel clareador à base de peróxido de carbamida.

c. Associação das duas técnicas acima citadas.

Todas as técnicas citadas, necessitam de acompanhamento do profissional dentista para alcançar melhores resultados.

Qual tipo devo fazer?
Converse com o seu dentista e chegue a um plano de tratamento específico e adequado para você.

Consulte seu dentista regularmente.

Referência:
Agência USP de notícias (www.usp.br)
Harvard School of Dental Medicine (www.hsdm.harvard.edu)
Peen Dental Medicine (www.dental.upenn.edu)